Invenção suíça!
Tornou-se o padrão no Japão
Tornou-se o padrão no Japão
A Sanita-Bidé foi inicialmente desenvolvida pelo Suíço Hans Maurer (1918-2013) que desafiou por completo os padrões sociais vigentes na época. A visão dele centrava-se na criação de um vaso sanitário que permitisse uma lavagem automática das zonas íntimas e de seguida uma secagem.
Hans Maurer pediu uma patente para a sua invenção e comercializou o produto sob o nome de Closomat a partir de 1957. Nesta invenção suíça, toda a tecnologia estava "escondida" numa enorme sanita de cerâmica, o que também teve o seu reflexo nos preços que eram praticados.
O grande avanço mundial veio quando, em 1980, a empresa japonesa TOTO retirou a técnica da cerâmica e colocou-a na tampa da sanita. Isto fez com que o preço fosse 5 vezes mais barato, eram universais e o cliente não tinha de comprar novos sanitários.
Desde 1980 a empresa TOTO, considerada "imperatriz das casas de banho", já vendeu mais de 50 milhões de sanitas aquecidas, quer para hotéis, restaurantes, escritórios e casas, sendo que 90% das habitações japonesas possuem sanitas do tipo ‘Toto'.
Os japoneses são conhecidos pelos seus minuciosos padrões de higiene, que se refletem nas mais variadas práticas quotidianas: não apertam as mãos, mas cumprimentarem-se com uma vénia profunda e digna à distância, os sapatos são tirados à porta da casa, os táxis têm uma divisória entre o passageiro e o condutor. E tudo isto, o que hoje em dia é visto como "cultura japonesa" tem a sua origem numa pandemia no ano 737.